Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de março de 2015

Degustação de espumantes na Chandon em Mendoza- Argentina, A-DO-REI!

Chandon- Mendoza

Em nosso 2º dia de remis continuamos visitando a região de Lujan de Cuyo e nosso primeiro passeio era na Chandon.
Na verdade era para ser nosso almoço lá, pois havíamos escolhido a Chandon para um almoço harmonizado com espumantes, pois o local é super bem recomendado no site da TriAdvisor.
Porém, nosso guia Juan, dias antes de embarcarmos para nossa viagem, nos informou que o restaurante da Chandon estava em reformas e que não havia como ser agendado o almoço e nos sugeriu a Bodega Melipal, afirmando que o almoço de lá era fantástico.
Desta forma, não abrimos mão de conhecer a Chandon e posso dizer que vale muito a pena a visitação, o local é lindo e temos uma aula bem detalhada de como fazer um espumante.

Quando chegamos à Chandon, fomos direcionados para efetuar o pagamento na recepção. A atendente falava perfeitamente português e perguntei se era brasileira e realmente era.
Quando comentei sobre o almoço, lamentando que a gente não conseguiu reserva ela nos disse que havia vagas, pois tinha acontecido desistências para aquela data.
Ficamos de dar a resposta depois do tour, pois já havíamos feito a reserva na Bodega Melipal.
Mas confesso que não entendi a razão do nosso guia ter falado que estava em reforma, dando a acreditar que o local estava fechado.
Para mim o fato de estar em reformas e funcionando talvez com menos clientes não justificava não ter sido feita a nossa resrva, já que passamos nosso planejamento com bastante antecedência, ou seja, mais de 06 meses antes da viagem.
Então, esta foi a 2ª a  "falha" que nosso guia cometeu, mas nada que comprometesse nosso remis e ainda assim, super indico seu trabalho.

Fomos primeiramente para a área externa, onde nos foi falado sobre as plantações, sobre a origem da Chandon  e quando começou seus trabalhos na Argentina, bem como sobre as uvas que são usadas para se fazer os espumantes.
A nossa guia era bem simpática e explicava com detalhes as etapas de produção.
Chandon- Mendoza

Após, fomos para a parte interna, local em que se fabrica os espumantes.
O espumante se diferencia das demais bebidas alcoólicas por passar por 2 fermentações.
A primeira fermentação é a que se faz para produzir o vinho, sem perlage.
Para quem não sabe, fermentação é quando a levedura que se encontra na uva "come " o açúcar e o transforma em álcool.

Chandon- Mendoza
 Há 2 maneiras ou metodos de se fazer a segunda fermentação.
A primeira é a mais antiga e tradicional, denominada champenoise, ocorre quando a fermentação é feita dentro da própria garrafa. Assim, o anidrido carbônico ou seja, " as bolinhas" fica retido dentro da própria garrafa.
Pudemos ver cada etapa desta processo, de uma forma rápida, é claro, mas bem elucidativa.
Chandon- Mendoza

A outra forma é o método charmat, onde a fermentação acontece em grandes tanques, chamados de autoclaves, nos quais o anidrido carbônico liberado pela fermentação é retido.

Nesta sequência de fotos abaixo, a nossa guia explicava como é que se consegue fazer com que o espumante tenha perlage. Este processo é muito interessante e valeu muito a explicação, pois quando a gente lê sobre o assunto a gente até entende, mas quando a gente consegue ter uma aula quase que prática, a gente vislumbra...

Depois voltamos para o jardim e fomos direcionados á sala de degustação.

A degustação na Chandon  é mais rápida e informal, por exemplo, ficamos em pé, pois havia poucos bancos ao redor da mesa e estava já tomados.
Como havia feito outras degustações em que o conforto fazia parte do pacote, achei que pelo menos podia ter assento para todos ficarem próximos das explicações.
Acabamos nos sentando em um sofá ao canto da sala.
O preço era bem mais em conta também, talvez por isto não havia a preocupação em se fazer de forma mais elaborada a degustação.
Degustação de espumantes- Chandon- Mendoza

Aqui foi o momento compra, após não termos comprado nada em nosso primeiro dia de remis, saímos da Chandon com 4 garrafas de espumantes e aproveitamos para comprar o famoso Baron B, o qual não é vendido aqui no Brasil e não entrou no pacote da degustação.
Loja da Chandon- Mendoza
 Porém, a atendente brasileira, que não me recordo o nome, foi uma fofa e deixou que a gente degustasse o espumante, já que íamos comprar...
Espumante Baron B, Chandon- Mendoza

Degustando o Baron B, Chandon- Mendoza

Ficamos um pouco nos jardins da Chandon, é um local muito bonito e gostoso para relaxar após algumas taças de espumante.

Bodegas Chandon- Mendoza

A esta altura já estávamos famintos e resolvemos almoçar na Melipal mesmo, pois eu particularmente não estava a fim de mais espumante para o almoço, queríamos um bom vinho e foi a melhor escolha que fizemos, não por ter algo contra o almoço da Chandon, pelo contrário, um dia ainda voltaremos para este fim, mas porque a Bodega Melipal foi uma surpresa maravilhosa.